quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A TRANSGRESSORA



É com muito prazer, que finalmente vos dou a conhecer a minha obra A TRANSGRESSORA. Um livro cheio de emoção, suspense, que retrata uma história de acção, vingança e verdades escamoteadas.
De fácil leitura, com uma forte componente pedagógica, actual, retratando temáticas reais, quebrando com os estigmas, bem humorada é assim que caracterizo esta obra.
As personagens são abertas, pois não pretendi definir à priori personagens boas ou más, quero-as o mais real possível. Tal como não existem pessoas 100% boas ou 100% más, também todas as minhas personagens vão se moldando, ao longo dos capítulos consoante as circunstâncias e os acontecimentos que vão vivendo. Cabe ao leitor atribuir essa designação consoante as empatias que for tendo com cada uma delas. Por isso existem diálogos, formais, informais, propositadamente alguns com erros de língua, calão e dislexias... Porque é assim que somos, é assim que falamos. E quero que as minhas personagens vivam em cada folha e que nos transportem para o nosso universo real.

O desfecho é surpreendente, cada capítulo, uma aventura, uma viagem na mente de uma mulher que oscila entre a náusea, o amor, o ódio. Para muitos a personificação do Inferno, mas para ela o Inferno são os outros...Para ela o Inferno foram os outros, por isso tornou-se na verdadeira transgressora.

Mas quem é esta transgressora?

Ela é um pouco de todos nós, fruto das circunstâncias da vida. Deambula entre a antítese de sentimentos que nos comove, apaixona e revolta-nos. Não sei como a definir, porque a Transgressora, a Regina, tem tudo de bom e de mau que o ser humano tem. Para mim foi muito intensa, esgotante, complexa, levando-me à exaustão do ser.

Tendo como cenário a bela cidade do Porto, o cheiro ao Douro, a sal, a vida, ao bulício da cidade, emana no livro...Mas é intemporal, o espaço podia ser qualquer um...

As temáticas?

Eu escrevo sobre pessoas para pessoas. Tento transmitir sensações, aromas, lugares, sonhos... Mas a minha inspiração são sempre as pessoas, as relações humanas, porque a vida é um PUZZLE DE RELAÇÕES HUMANAS, cada um de nós uma peça desse puzzle. Por isso, em todos, os meus livros procuro temáticas actuais, reais, contemporâneas. Desconstruir a mente do ser humano, as relações humanas.

Não me importo em falar sobre temáticas que para muitos podem ser tabu, porque eu não os tenho, porque penso que a vida é uma página aberta onde cabe tudo...

Este livro deu-me um prazer especial, porque ao contrário de outros assuntos que já retratei, aqui tive de pesquisar do zero, ler, descobrir, perceber que realidades são estas, que existem na nossa sociedade. Todavia, o livro não se centre nestas temáticas, existem duas vertentes que são focadas: a da transexualidade e a do síndrome do pánico.

Embora seja uma realidade distante da minha, tive de elaborar trabalho de campo, para o poder fazer com a maior seriedade, respeito e de uma forma aligeirada e responsável. E conhecendo outras realidades, ajuda-me a tornar-me um ser humano melhor, mais tolerante e mais sensível ao mundo e aos outros.

Para mim é este, o maior mérito pessoal, descobrir essas realidades, percebendo-as, retratando-as.

Por isso, todas as minhas personagens embora ficcionadas, tem uma base real. Podiam ser palpáveis. Todos temos uma dualidade de ser: somos bons e menos bons, alegres e tristes, acomodados e revoltados, egoístas e solidários, tolerantes e preconceituosos, consoante as circunstâncias e o nosso percurso de vida...

A Regina, esta misteriosa, bela e fascinante transexual, é apenas mais um de nós, que se confunde nas multidões. Fascina-nos e aborrece-nos...

A Regina, A TRANSGRESSORA, é um pouco de todos nós...
____________________________________________________________________________________
(Este livro é dedicado, em primeiro lugar, à minha madrinha Fernanda, pelo seu exemplo de vida e coragem. Amo-te e viverás eternamente no meu coração.
Ao meu avô Seixas e tio. Descansem em paz!
Às minhas amadas: mãe e avó Nenuca.
Sem vocês nada disto fazia sentido.)


6/12/08

Sem comentários:

Enviar um comentário